quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CAPACIDADES DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Todo ser humano é dotado de capacidades, constantemente ouvimos falar sobre, competências, habilidades e capacidades, contudo é válido afirmar que em resumo capacidade é a maneira que permite aperfeiçoar as habilidades físicas ou motoras intrínsecas de cada ser humano, considerando e respeitando a individualidade de cada um. Em se tratando do processo escolar, o âmbito educacional deve favorecer o desenvolvimento de capacidades cognitivas, afetivas, psicomotoras, éticas e estéticas, pois elas são de suma importância no processo de inserção das pessoas no mundo atual, visto que é necessário conhecê-lo e compreendê-lo criticamente para então desenvolver práticas criativas e transformadoras junto à sociedade.
Essas capacidades têm como foco promover uma aprendizagem significativa nos educandos, dessa forma é essencial, aulas dinâmicas e criativas que contemplem a realidade dos alunos, essa dinamização das aulas requer esforço e preparação do educador da EJA, pois cabe ao profissional conhecer o seu aluno, perceber a disponibilidade de tempo dele já que muitos alunos trabalham durante o dia, identificar quais as necessidades de cada um, para então planejar e desenvolver conteúdos que colaborem no desenvolvimento destas capacidades.
O profissional que consegue planejar e executar bem sua aula, ajuda não apenas na interiorização da aula, mas também e, sobretudo na permanência desse aluno na escola, pois como afirma Barcelos:

(...) Um dos maiores desafios para a EJA é não apenas incentivar a chegada deste educando (a) à escola como, a partir daí, incentivar sua permanência. (...) O incentivo à permanência na escola está intimamente relacionado aos fatores de gestão, às políticas públicas e à formação continuada de educadores (as). (Barcelos pág. 89).

Sabemos que muitos são os motivos pelos quais os alunos da EJA abandonam a escola, por isso é de grande valia que os educadores conheçam seus alunos e colaborem em sua aprendizagem, estejam alerta aos sinais de mudanças e principalmente trabalhem sempre com a flexibilidade, para que o aluno realmente encontre apoio e possa então desenvolver suas capacidades de forma eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário