quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Gestão: o aprendizado nosso de cada dia.

À primeira vista, o que mais chama a atenção nas atribuições do gestor escolar são as dimensões administrativas. Organizar, manter, prover, prestar contas, fazer reformas e uma infinidade de outras tarefas chamadas - muitas vezes impropriamente - de burocráticas. Mas, com uma escola que cresce em complexidade e é cada vez mais cobrada pela sociedade, uma série de funções também ganham importância na pauta de trabalho. Assim, esperam-se respostas para uma montanha de questões que interferem no dia a dia da escola e em seu sentido futuro, envolvendo áreas como aprendizagem, espaço e equipe. Sem muito exagero, é como se as demandas do gestor fossem da crise à crase.
Em geral, ele tem consciência dessas reivindicações e pode encaminhar diversas delas - é inegável que sua função carrega um potencial ambicioso, abarcando ações que vão desde orientar os rumos da aprendizagem até auxiliar o nascimento e o crescimento de projetos com que alunos, professores e funcionários sonham.A dificuldade óbvia é saber como dar conta de tanta coisa.
Entretanto, é apenas pelo acompanhamento dos processos de aprendizagem, pela realização de experimentos, pelo gerenciamento de grupos e pela direção de programas ou instituições educativas que ele, de fato, se estabelece. Ou seja, parte enorme da formação do gestor se dá em serviço.
Esse processo, porém, não ocorre na base da mera tentativa e erro pelo acúmulo de experiências. Também não deveria ser simplesmente um voluntarismo pessoal ou o anseio de ascender na carreira. Muito embora o desejo individual dos educadores seja a mola que desperta a necessidade da formação em serviço, ela precisa ser objeto de um planejamento de Estado que ultrapasse os períodos dos governos desse ou daquele partido e que se estenda como um projeto nacional de melhoria da Educação. Felizmente, na última década, as políticas públicas têm dedicado mais atenção ao tema.
Há muitos tipos de formação. Ela pode ser realizada fora ou dentro da escola, ser de curta ou longa duração, abordar temas clássicos ou questões contemporâneas, basear-se no pensamento de autores consagrados ou em problemas concretos, conceder titulação ou implantar processos numa escola ou numa rede.




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